Abaixo a relação de trabalhos aprovados para a sessão de pôsteres da Semana do Químico 2015.
Os pôsteres deverão ser fixados nos respectivos painéis no primeiro dia (16/junho) e permanecerem fixados até o final do evento.
As três sessões de apresentação de pôsteres acontecerão no dia 17/junho das 10h30min. as 11h00min. (manhã) e das 16h as 17h (tarde) e no dia 18/junho das 10h30min. as 11h00min. (manhã).
Pelo menos um dos autores deve permanecer junto ao pôster durante as sessões acima mencionadas para apresentá-lo ao participantes do evento e avaliadores de trabalhos.
Durante essas sessões de apresentação, avaliadores apreciarão os pôsteres e selecionarão 4 (quatro) destaques para serem apresentados em forma de comunicação oral (10 a 15 minutos) no dia 18/junho as 16h00min. Isso quer dizer que é prudente que os autores, além dos pôsteres, preparem slides para serem apresentados no caso dos seus trabalhos serem selecionado para a sessão de comunicação oral.
Os pôsteres devem ser produzidos em papel ou lona no tamanho de 90x110cm.
Todos receberão certificados de apresentação de trabalhos em forma de pôster. Aqueles que forem selecionados, receberão também um certificado de apresentação oral do respectivo trabalho.
FQ11 | Investigação da relação estrutura-atividade (SAR) de compostos nitrofuranos contra Doença de Chagas
Marcos Antonio Barros dos Santos, William Ataide Consolação e José Ciríaco Pinheiro
QA11 | Estudo de parâmetros físico-químicos de água-de-coco industrializada e comercializada no Campus UFPA/Belém
Diego da Silva Pinheiro, Paula Maria Melo da Silva e Antonio dos Santos Silva
QA12 | Monitoramento dos parâmetros de potabilidade da água utilizada nas dependências do IFPA/Campus Belém
Leonardo Maia, Anne Dias, Charles Borges e Raimundo Junior
QA13 | Avaliação de parâmetros físico-químicos de suco de limão industrializado e comercializado em Belém do Pará
Paula Maria Melo da Silva, Diego da Silva Pinheiro e Antonio dos Santos Silva
QO11 | Funcionalização de MCM-41 com 3-aminopropiltrietoxisilano e sua utilização como suporte para a imobilização de enzima
Luís Adriano Santos do Nascimento, Francisco Lúcio Barbosa Quaresma e Moisés Rosa
QO12 | Diterpeno isolado do extrato diclorometano de Thuya Occidentalis
Geyse do Carmo Diniz Sampaio, Luziane da Cunha Borges, Wannigleice de Sousa Amorim e Milton Nascimento da Silva
QO13 | Constituição química do óleo essencial de Mastruz
Luiziana Barbosa Moura e Alberdan Silva Santos
QO14 | Fisalinas isoladas de Physalis Angulata lin. (Camapú) por HPLC
Luziane da Cunha Borges, Wannigleice de Sousa Amorim, Geyse do Carmo Diniz Sampaio e Milton Nascimento da Silva
EQ11 | Avaliação do ensino-aprendizagem das leis da Termodinâmica através da produção textual
Alex Gomes de Oliveira, Aline Ferreira Martins e Adriano Caldeiras Fernandes
EQ12 | Tecnologia educacional para o ensino de Química
Beatriz de Lima Santos, Priscila Alcântara Seabra, Denise Correia da Rocha e Steven Sousa Paes
EQ13 | A importância do conhecimento de primeiros socorros na Formação Docente
Christian Gomes, Lucio Mauro Costa e Ermelinda Nóbrega de M. Melo
EQ14 | A Gincana da Química: uma estratégia lúdico- pedagógica para o Ensino de Química
Dandara de Aguiar Botelho, Rayane Sabrina dos Reis de Sousa e Valéria de Aguiar Bicho
EQ15 | Aplicabilidades de materiais alternativos no ensino de Química: uma proposta de modelagem molecular para a formação inicial de professores
Elias Brandão de Castro e Larissa Pantoja de Souza
EQ16 | Rol dos Elementos
Daniel Silva de Oliveira, Raimunda Tadeu Silva e Ruth Catarine O. de Almeida Rodrigues
EQ17 | Vivências e saberes dos sujeitos ribeirinhos e contextualização no ensino de Química
Elias Brandão de Castro e Larissa Pantoja de Souza
EQ18 | O processo de comunicação entre professor Química e alunos surdos
José Batista dos Santos Junior e Etiene Sizo de Souza
EQ19 | O Ensino das funções inorgânicas com ênfase na EJA
Luana Priscilla Ribeiro Seki, Etiene Sizo de Souza, José Batista dos Santos Junior e Jandilma Soares Ferreira
EQ20 | Utilização de produtos naturais da região do Xingu, PA em experimentos didáticos para o ensino de Química Orgânica
Jadson Robério Leal de Lacerda, Rivaldo Pereira Reis e Marcos Antonio Barros dos Santos
EQ21 | Atividades experimentais como proposta contextualizadora na abordagem dos conteúdos de química na EEEM Abraão Simão Jatene, Cametá, PA
Maria de Nazaré Gonçalves Nogueira, Juliete Silva Ribeiro e Luely Oliveira da Silva
EQ22 | Produção textual como instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem de ligações químicas no ensino superior
Matheus Pampolha Menezes, Sandra Cristina Oliveira Nogueira e Adriano Caldeiras Fernandes
EQ23 | Ensino se química: um ensaio investigativo
Nixon José da Silva Reis Junior e João Amaro Ferreira Neto
EQ24 | Um estudo investigativo no ensino de química: a utilização da experimentação como ferramenta didático-metodológica em uma turma do 3° ano do ensino médio
Rayane Sabrina dos R. de Sousa, Dandara de A. Botelho e Valéria de A. Bicho
EQ25 | Elaboração de mapas conceituais como ferramenta de avaliação da aprendizagem de ligações químicas no ensino superior
Sandra Cristina Oliveira Nogueira, Matheus Pampolha Menezes e Adriano Caldeiras Fernandes
EQ26 | Ensino de Química: a experimentação como ferramenta metodológica na educação de jovens e adultos
Valéria de A. Bicho, Dandara de A. Botelho e Rayane Sabrina dos R. de Sousa