Nota de apoio ao Instituto Evandro Chagas

       A Associação Brasileira de Química Regional Pará (ABQ/PA) vem acompanhando com preocupação os relatos de contaminação de rios e igarapés nas cidades de Barcarena, Abaetetuba e região.
       Diante dos fatos, a ABQ-PA vem manifestar publicamente sua nota de apoio às instituições empenhadas na preservação do meio ambiente e na manutenção do direito das pessoas que dele vivem, sobretudo, apoiamos também as ações emanadas dessas instituições, como as análises laboratoriais realizadas pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) nos corpos hídricos desta região. A saber, tal Instituição é reconhecida nacional e internacionalmente por sua competência tanto na pesquisa como na formação de pessoal qualificado. Sem dúvida, o Instituto Evandro Chagas dispõe hoje das melhores condições laboratoriais existentes no mundo atendendo a um rigorosíssimo controle de qualidade empenhado a realizar ensaios químicos e biológicos em amostras ambientais e, por esta expertise, vem contribuindo de forma decisiva para a ciência brasileira há mais de 25 anos, em especial na Amazônia.
       Ressalta-se que, o não reconhecimento de ensaios laboratoriais realizados pelo Instituto Evandro Chagas, reclamado por qualquer agente, empresa ou instituição, carece de argumentos que precisariam invalidar os resultados de pesquisa de diversos outros organismos de igual relevância dentro e fora do Brasil. A detecção de níveis de poluição e/ou efeitos na saúde da população não pode ser meramente invalidada por uma justificativa burocrática localizada em documentos de certificação.
       Assim, consideramos que tal argumento se constitui em um grande equívoco científico e merece o repúdio de todos os profissionais da área de química no Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s