OQBel 2011 – Olimpíadas de Química

XVII Olimpíadas de Química da Grande Belém – XVII OQBEL 2011

Atenção inscrições prorrogadas até 04 de Maio/2011

As Escolas da Região Metropolitana de Belém poderão participar da XVII Olimpíadas de Química da Grande Belém – XVII OQBEL e as demais Olimpíadas da ABQ da seguinte forma:

OBSERVAÇÃO: Na primeira etapa, as escolas realizam a seleção de seus alunos (fase I), constitui o início do evento quando cada escola escolhe, elabora e realizam as provas que selecionarão seus alunos para a etapa seguinte, esses procedimentos podem ser orientados pelo coordenador-estadual 

1a fase: Consta da seleção e inscrição dos alunos de cada uma das séries do ensino médio pela Escola participante mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição que se encontra neste site, para cada aluno e o envio através do e-mail. .
Data limite para as inscrições dos selecionados: 18:00 h do dia 04 de maio de 2011

2a fase: Os alunos que tiverem as suas inscrições deferidas se submeterão a uma prova escrita (ver regulamento disponível neste site) que será aplicada as 14:00 horas do dia 14 de maio de 2011.

Local de aplicação das provas: Será divulgado oportunamente neste site.

Os professores de cada escola que

pela alunos que participarão das provas da olimpiadas deverão solicitar o formulários de inscrição através do e-mail do Coordenador regional da Olimpiadas de química, Prof. Márcio Farias (toraqk@yahoo.com.br).

Regulamento (Olímpiada de Química da Grande Belém 2011)

Art. 1o A  Olimpíada de Química da Grande Belém -OQBEL é uma realização da Associação Brasileira de Química, Regional do Pará – ABQ/PA e  tem como objetivos:

I   – estimular o ensino,  a pesquisa e outras atividades profissionais no campo da química;

II  – descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da química;

III – promover a interação entre professores das diferentes escolas e localidades;

IV – incentivar, através do ensino de química, o entrosamento entre a Universidade e as escolas de nível médio.

Art. 2o A OQBEL destina-se exclusivamente a alunos de 1a a 3a séries do nível médio de escolas federais, estaduais e municipais, públicas e particulares da grande Belém e será realizada anualmente.

Art. 3o A OQBEL será executada em duas fases:

I   – Na 1a fase cada Escola Participante selecionará 15 (quinze) estudantes, sendo  cinco de cada série. Para participarem da 2a fase, cada aluno preencherá a ficha de inscrição que acompanha o presente que deverá ser   remetidas via o e-mail  Serão aceitas inscrições dos selecionados na 1a fase até as 18:00 h do dia 30 de abril de 2011.

II  – A 2a fase  da  XVII Olimpíadas de Química da Grande Belém – XVII OQBEL, será realizada no dia 14 de maio de 2011, com a aplicação de prova escrita com oito questões subjetivas elaboradas por uma Comissão Examinadora local, através da qual serão selecionados 40 (quarenta) estudantes.

Art. 4o – Os 40 (quarenta) estudantes melhores classificados representarão o Pará na XVII Olimpíada Norte – Nordeste de Química – XVII ONNeQ, sendo 30 (vinte) da 1ª e 2ª, series e 10 (dez) da 3ª serie que será realizada no dia 04 de junho de 2011 (04/06/2011).

Art 5º. – Os 40 (quarenta) alunos selecionados na XVII OQBEL participarão da Olimpíada Brasileira de Quimica 2011, sendo 20 (vinte) da 1ª e 2ª, series e 20 (vinte) da 3ª serie que será realizada no dia 27 de agosto de 2011 (27/08/2011)

Art. 6o – A XVII OQBEL para os alunos da 1a série compreendem os itens de 1 até 8, para alunos da 2a série, compreendem os itens de 1 até 11 e para os alunos da 3a série, compreendem os itens de 1 até 12 mais os itens 16 e 17  do Programa que segue anexo a este.

Parágrafo Único: Para as demais modalidades de Exames e para todas as series valerá a totalidade do conteúdo programático do presente regulamento.

Art.7o– Excepcionalmente serão aceitas inscrições de alunos de Escolas fora da Área Metropolitana de Belém desde os respectivos alunos possam comparecer ao local das provas em Belém.

Art.8o– As provas supra mencionadas serão realizadas a partir das 14:00 h, do dia citado.

Art. 9o – Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora. As decisões da Comissão Examinadora são irrecorríveis, não havendo, portanto, revisões de provas.

Programa

01. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade. Critérios de pureza. Fenômenos físicos e químicos

02. Átomo: prótons, nêutrons, elétrons. Isótopos. Isóbaros. Isótonos.

03. Radioatividade: características das radiações a, b, g ; raios-X. Séries radioativas, meia-vida. Efeitos biológicos das radiações.

04. Modelos atômicos: modelo mecânico-clássico e mecânico-ondulatório. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas.

05. Tabela periódica: nomes e símbolos dos elementos; Grupos e períodos. Propriedades periódicas. Classificação dos elementos em metais, não-metais, semi-metais, gases nobres, elementos de transição.

06. Ligações químicas: regra do octeto-dueto, ligações iônicas, covalentes, metálicas – forças intermoleculares. Polaridade de moléculas e de ligações. Fórmulas eletrônicas (Lewis) e estrutural. Geometria molecular.

07. Reações químicas: leis ponderais. Estequiometria. Cálculos com porcentagem de pureza e rendimento.

08. Funções inorgânicas: classificação das reações: síntese, análise, deslocamento, dupla troca, óxido-redução. Nomenclatura de ácidos, bases, sais, óxidos e hidretos. Propriedades químicas das principais funções inorgânicas.

09. Soluções: soluções verdadeiras e soluções coloidais. Solubilidade em função da temperatura. Unidades de concentração. Cálculos de diluição. Titulometria.

10. Propriedades coligativas: tonometria, ebuliometria, criometria, osmometria Soluções iônicas e moleculares.

11. Termoquímica: reações endotérmicas e exotérmicas. Entalpia: lei de entalpia de reação (formação, combustão, neutralização). Entropia. Energia livre.

12. Gases: Lei de Boyle, Charles, Gay-Lussac. Equação de gases ideais. Transformações: isotérmicas, isobáricas. Misturas gasosas: pressão parcial, lei de Dalton. Volume molar. Lei de Graham.

13. Cinética Química. Velocidade de reação: fatores que influem na velocidade das reações. Lei da ação das massas. Ordem de reação e molecularidade. Lei de velocidade. Energia de ativação. Catálise.

14. Equilíbrio químico homogêneo. Constante de equilíbrio. Deslocamento de equilíbrio: princípio de Le Chatelier. Equilíbrio iônico: produto de solubilidade, hidrólise, pH e pOH.

15. Eletroquímica. Pilhas. Potenciais de óxido-redução. Equação de Nernst. Eletrólise: sais fundidos e soluções aquosas. Cálculos.

16. Átomo de carbono. Cadeias carbônicas. Isomeria: plana, geométrica e óptica.

17. Funções orgânicas: nomenclaturas (oficial e usual). Reações de hidrocarbonetos. Compostos aromáticos, álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, aminas, amidas, haletos.

18. Reações orgânicas: adição, eliminação, substituição, oxidação.

19. Química ambiental: chuva ácida, camada de ozônio, poluição do ar, poluição da água.

20. Laboratório: noções de segurança. Vidraria e seu emprego. Técnicas básicas de separação de substâncias. Titulação. Eletrólise.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s